NUDEM/SP - Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres da DPSP

São Paulo

Estadual

acesse a página aqui

0800-773-4340

Rua Boa Vista, 150, Mezanino, Centro, São Paulo, SP, CEP 01014-000

O Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres atua pela efetivação do princípio da igualdade de gênero, com especial enfoque em políticas públicas que combatam discriminações sofridas por mulheres. O atendimento telefônico para agendar atendimento acontece de segunda à sexta das 7 às 19 horas.

GEVID/SP - Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do MPSP

São Paulo

Estadual

acesse a página aqui

(11) 3249-6474/3249-6475

Av. Dr. Abraão Ribeiro, 313, 1º Andar, Rua 6, Sala 1-531, Barra Funda, São Paulo, SP, CEP 01133-020

O Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica (GEVID), criado em maio de 2012, atua na defesa e proteção dos direitos das mulheres em situação de violência doméstica e familiar, por meio da responsabilização dos/das autores/as de violência e pela consecução de ações e projetos voltados à efetivação da Lei Maria da Penha e à prevenção de situações de violência. O horário de funcionamento é das 11 às 19 horas.

Hospital da Mulher - Centro de Referência da Saúde da Mulher

São Paulo

Municipal

acesse a página aqui

(11) 3248-8000

Av. Rio Branco, 1.100, Campos Elísios, São Paulo, SP, CEP 01206-001

O Centro de Referência da Saúde da Mulher, tem por finalidade prestar assistência médico-hospitalar na área ginecológica. Dentre outros objetivos destacam-se seu papel no tratamento do câncer ginecológico e mamário, reprodução humana, planejamento familiar, esterilidade, sexualidade, violência sexual e uroginecologia.

CREAS/SP - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

São Paulo

Municipal

acesse a página aqui

Telefones na página

Endereços na página

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos. Como unidade de referência, tem o intuito de estruturar uma rede efetiva de proteção especial, e para isso conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselhos Tutelares e outras Organizações de Defesa de Direitos.

Ligue 180

São Paulo

Federal

acesse a página aqui

180

Abrange o território nacional

O Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de receber denúncias de violações contra as mulheres, a central encaminha o conteúdo dos relatos aos órgãos competentes e monitora o andamento dos processos. O serviço também tem a atribuição de orientar mulheres em situação de violência, direcionando-as para os serviços especializados da rede de atendimento. No Ligue 180, ainda é possível se informar sobre os direitos da mulher, a legislação vigente sobre o tema e a rede de atendimento e acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Disque 100

São Paulo

Federal

acesse a página aqui

100

Abrange o território nacional

O Disque Direitos Humanos - Disque 100 é um serviço de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos. O serviço atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

Vem Maria - Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica

Santo André

Municipal

acesse a página aqui

(11) 4992-2936 / 4992-341

Rua João Fernandes, 118, Vila Alpina, Santo André, SP, CEP 09090-740

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica - Vem Maria oferece atendimento psicológico, social e encaminhamento jurídico às mulheres em situação de violência doméstica com o objetivo de permitir a superação progressiva dos entraves que impedem as mulheres de sair de uma relação violenta, sem agravar as violações de direitos que elas já estejam sofrendo.

Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein

Santo André

Municipal

(11) 4478-5000

Rua América do Sul, 285, Parque Novo Oratório, Santo André, SP, CEP 09270-410

O Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein atende e realiza procedimentos relativos à saúde da mulher, incluindo casos de violência sexual.

Delegacia de Defesa da Mulher de Santo André

Santo André

Municipal

acesse a página aqui

(11) 4432-2379

Rua Laura, 452, Centro, Santo André, SP, CEP 09071-140

Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) são unidades policiais especializadas no atendimento de mulheres, crianças e adolescentes em situação de violência, realizando o registro de boletins de ocorrências (BO), devidas investigação e apuração dessas ocorrências, e outros procedimentos correlatos como solicitação de medidas protetivas de urgência e encaminhamentos para laudos do Instituto Médico Legal (IML).