Separamos aqui uma lista de alguns sites que falam sobre feminismo e cultura pop / nerd  / geek !

Esperamos que curtam a seleção e apoiem mídias independentes como estas:

 

 

Momentum Saga

msbanner

 

A SyBylla, autora do site, fala um pouco sobe o Blog:
“MS foi cirado, num primeiro momento, em caráter experimental. Queria um espaço para discutir ideias e divulgar um pouco mais o universo da ficção científica, da ciência e, porque não, da Geografia (minha área de formação) Comecei sem nenhuma pretenção e usava aqueles tampletes pronos do Blogger. Só depois decidi que ele deveria ganahr um caráter mais, digamos, sério! O Blog ganhou o nome de Momentum Saga quando ganhou dompinio próprio. Momentum é um princípio científico. As Sagas são apaixonantes, carregadas de mitos e história, isso pesou no nome também.”

 

Pac Mãe

 

LogoCrianças1

Sobre o Blog:

“Fundado em 2013, o site Pac Mãe foi criado pelas jornalistas Aurea Gil (Kathy) e Fernanda Café, a publicitária Kristal Metello e a produtora e roteirista Anna Beatriz Siqueira.

Misturando cultura pop e assuntos materno-infantis, o Pac Mãe trata de temas como empoderamento infantil, sexismo, equidade de gêneros e representatividade de forma leve, mantendo ideais e ideologias e gerando discussões.

Reúne experiências pessoais, resenhas de filmes, livros e produtos, sugestões de decoração para a casa e festas, e conta também com programa de culinária nerd-infantil no YouTube.

O Pac Mãe tem o diferencial de falar da cultura geek a partir do ponto-de-vista de mulheres e mães engajadas em criar filhos livres de preconceitos e estereótipos.”

 

Preta, Nerd e Burning Hell

 

blog2

 

Sobre o Blog:

“Preta, Nerd e Burning Hell é um espaço virtual onde é possível discutir um modo de consumo (nerdiandade) tendo em vista a simultaneidade dos recortes de raça, gênero, classe. Enquanto é fácil encontrar hospedagens com essa temática em outros países, uma busca em vlogues ou blogues brasileiros mostrará a invisibilidade (senão silêncio) dessa discussão aqui no Brasil – o que não significa que somos únicas. O blogue tem como objetivo suscitar diálogo crítico a respeito dos filmes, quadrinhos, jogos e séries que tanto amamos. Através da expressão de diferentes perspectivas, Preta, Nerd e Burning Hell tem trazido à superfície questões que nos interessam porque nos afetam direta e diariamente. Gostar de uma franquia nerd não confere imunidade a ela; a função da audiência é ter uma visão crítica, fundamentada e não apenas consumir aceitando a tudo que a cultura de massa impõe. Nesse sentido, tanto pensar sobre a “vida real”, quando sobre as narrativas ficcionais (sob uma perspectiva específica) é explorar os caminhos que têm sido negados historicamente à população negra, em especial, às mulheres Negras. Nossas vozes, (“não personalizadas, embora personalizáveis” como disse Angela Davis há uns 20 e tals anos) à medida que são compartilhadas, contribuem para que reconheçamos que somos plurais e que o nosso lugar é aquele onde desejarmos estar.”

 

Delirium Nerd

delirium_2_940x420

 

Sobre o Blog:

“O Delirium Nerd é um site colaborativo escrito por mulheres. Um espaço seguro para debater sobre cultura e nerdices em geral sob um viés feminista interseccional.

Anteriormente um blog, o Delirium Nerd teve origem em janeiro de 2016, com a iniciativa de Isabelle Simões. No início de 2017 o site foi completamente reformulado, sempre buscando melhorias e desenvolvimento. ”

 

 

Collant sem Decote

logo-pequeno2

Sobre o Blog:

“O Collant Sem Decote nasceu em meados de 2014 com o objetivo de trazer um olhar diferente do tradicional para a Cultura Pop. Conteúdo criado por e para mulheres. Não somos um site de hardnews, somos um site de discussão e comentários sobre as diferentes obras da cultura pop. captura-de-tela-2016-10-11-as-19-27-59Por que Collant Sem Decote? O nome do site é uma chamada aos uniformes das super-heróinas que, em sua maioria, são sempre pensados para sexualizá-las. O site tem um viés de recorte de gênero, discutindo as obras com um olhar focado na representação feminina e de outras minorias. ”

 

Nó de Oito

 

1009889_528759413963566_4677439081599688422_n

Sobre o Blog:

“O Nó de Oito é um site de conteúdo criado com o objetivo de falar sobre assuntos sérios de forma leve e descontraída. Pensando nisso, fazemos principalmente análises, reflexões, críticas e resenhas de cultura pop sob um olhar feminista e com foco na representatividade de minorias.

A maior parte do conteúdo é criado pela idealizadora do Nó de Oito, Lara Vascouto, mas o site conta também com colaboradoras e autoras convidadas que frequentemente contribuem com suas próprias reflexões. Dessa forma, o Nó de Oito vai crescendo, com um conteúdo recheado de informações e reflexões fundamentais para quem acredita no poder da mídia – tanto para o bem, como para o mal.”

 

Mulher no Cinema

 

cropped-logo

 

Sobre o Blog:

Mulher no Cinema é um site para celebrar o trabalho das mulheres nas telas. Foi criado e é escrito pela jornalista Luísa Pécora.

A desigualdade de gênero no cinema, especialmente por trás das câmeras, é uma realidade em cinematografias de várias partes do mundo. De todos os filmes europeus lançados entre 2003 e 2012, apenas 16,3% foram dirigidos por mulheres. No Brasil, diretoras foram responsáveis por 14,8% dos lançamentos de 2015. Nos Estados Unidos, representaram 9% nas 250 produções de maior bilheteria do mesmo período. Em 88 anos de Oscar, uma única mulher ganhou o prêmio de direção e só outras três foram indicadas. Criado em 1946, o Festival de Cannes só premiou um filme de diretora com a Palma de Ouro.

Estudos apontam que personagens femininas em geral têm menos falas e mais cenas de nudez do que personagens masculinos. Halle Berry continua sendo a única mulher negra a ganhar o Oscar de melhor atriz e Viola Davis, a única a ganhar o Emmy de atriz de drama. Da mesma forma, no cinema brasileiro mulheres negras são o grupo menos representado em frente e por trás das câmeras.

Dados como esses levaram à criação do Mulher no Cinema, que desde junho de 2015 divulga e discute o trabalho das profissionais da indústria cinematográfica nacional e estrangeira, publicando entrevistas, vídeos, críticas e pesquisas, além de reunir as principais notícias sobre o assunto. O objetivo é tanto dar voz às mulheres que fazem cinema quanto colocar o público em contato com o trabalho delas.”

anexos
  • cropped-logo
  • 1009889_528759413963566_4677439081599688422_n
  • logo-pequeno2
  • delirium_2_940x420
  • blog2
  • logocriancas1
  • msbanner

Related Post